Seja bem vindo!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A depressão me apresentou grandes amigos




MEU NOME É PAULO ROBERTO DO CARMO LEITE
Vivi num mundo de solidão, sem expectativas, desacreditei nas pessoas. Passei a achar que a dignidade não existia mais. Com as mulheres, passei a ter relacionamentos de uma noite e nada mais. Não sonhava, na verdade não acreditava em amor. Relacionamentos banais,esporádicos, que não contribuiriam para refazer tudo que havia perdido eram constantes.
A vida perdeu  sentido, sentia - me fracassado , cheio de pena de mim. À noite, vagava sem destino, andando pelas ruas em vielas perigosas esperando que alguma coisa muito ruim acontecesse e me levasse desta vida. Alguns dias, me escondia em casa sem vontade de falar com ninguém, escondido numa bolha olhando a vida como expectador.
Parecia que as pessoas estavam num aquário e as situações do cotidiano não pertenciam á minha história. Involuntariamente me afastei das pessoas e o meu comportamento negativo afastou-as de mim.

Tinha ainda minhas idéias destrutivas, tornei-me arrogante, buscava confusões para que acontecessem situações de violência que me levassem a perder a vida.

Passei a beber em demasia pois desejava ir para casa e logo conseguir dormir. A bebida era meu remédio para  insônia.
A tristeza era constante em minha vida, a alegria dos amigos não trazia graça para mim, era como se eu estivesse no fundo de uma sala observando uma festa sem participar dela.
Profissionalmente tornei-me inseguro, não tinha tolerância para assumir as responsabilidades. O contato com os colegas de trabalho era arredio, não interagia, não compartilhava e consequentemente saltei de um emprego a outro como um turista buscando distração.
Foram quatro anos dessa odisséia, até que Deus me apresentou o Milton, um amigo que começou a trabalhar a minha auto estima.Um amigo que acreditou em mim, no meu potencial,nos meus valores, um amigo que sempre depositou confiança em mim. Maseu ainda demorei um pouco para me aceitar, me amar e me respeitar. Muitas vezes   por não querer aceitar  os conselhos que me dava, me afastava porque continuava arredio e achando que estava certo. È um amigo que sempre me mostrou o quanto a vida vale a pena ser vivida, me ajudou a resgatar minha auto estima, a encontrar a minha essência,me aceitar e perdoar as minhas fraquezas. Me apresentou pessoas que estimularam meu crescimento, tentou por várias vezes me inserir no mercado de trabalho e foi a partir dessa grande amizade que o fantasma da depressão começou a se afastar de mim. Mostrou que eu tinha valores e que esses valores seriam observados pelas outras pessoas.
Aprendi a sorrir novamente. Passei a acreditar mais em mim e ousei sonhar em amar  e compor uma família. Seus conselhos me ensinavam que família é essencial para manter um homem no prumo. Com rumo bem delineado,
 você começa a ter discernimento sobre esses valores sociais e começa a sua cura.
Os amigos são essenciais no processo da cura da depressão , funcionam como anjos a nos conduzir aos pensamentos coerentes e trazer alegria pra nossa vida.
Agradeço à Suzana ,esposa de Milton,  que com sua alegria irreverente preencheu o vazio da tristeza que existia em mim. Agradeço ao Marcelão e Katiane que com a sua doçura me ensinou que a humildade é necessária para se conquistar a harmonia. Ao Marcelo e à Marcinha, com sua simpatia me fazia sentir gente normal. E aos meus amigos e até conhecidos que perderam tempo para que eu não me perdesse de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário