É preciso que as pessoas pensem. O segredo está na preguiça de pensar. Pensar coerentemente sobre a segurança das pessoas, certamente promoveria mais saídas ou saídas de emergência. Pensar coerentemente fecharia a boite até o alvará estar liberado. Pensar coerentemente sobre o tipo de forração que garantisse mais segurança em caso de combustão. Organizar um jeito que possibilitasse a retirada das grades de contenção depois que os clientes da boite já estivessem se divertindo facilitaria a prevenção em casos de acidentes de qualquer espécie. Economizar em segurança trouxe um transtorno muito maior. Foi uma fatalidade causada pelo descaso. Foi um holocausto sem guerra. Entendo que alguém deve responder por estas vidas e que deve haver uma punição que refreie a angústia da sociedade brasileira neste momento, mas sinto pesadamente a inutilidade de qualquer ação. Porque os verdadeiros culpados sofrerão punições meramente simbólicas somente para satisfazer o clamor público.
A mudança tem que partir dos indivíduos. A educação a longuíssimo prazo poderia trazer essas mudanças. Porém o sistema capitalista que corrompe as mentes até mesmo através da mídia que é tendenciosa,corrompe também a educação e desmotiva valores morais e tradições que nos induziam a viver com dignidade. Desde que a casa foi aberta foi expedido um alvará pela prefeitura.Naquela época, a boite já apresentava sua estrutura atual portanto o alvará foi expedido pela prefeitura com o conhecimento de que as instalações não ofereciam a segurança adequada. Ouso dizer que pensaram apenas nos lucros, embora o ambiente não fosse adequado o que interessava era que o funcionamento da boite não fosse interrompido. Foi pago um preço! A falta de preparo dos funcionários da boite também demonstra o interesse nos valores monetários e não nas vidas que poderiam ser ceifadas. No final de tudo quando a pizza chegar, os punidos serão os que menos tem culpa. Choro pelas famílias que hoje perderam a esperança, esperança no país que vivem, numa sociedade em que os governantes privilegiam o ter , contaminados pela corrupção e agem com descaso com relação ao ser. Não investem na segurança, não investem em educação, promovem leis que privilegiam uma classe em detrimento de toda uma sociedade desprotegida: o estatuto da criança promove marginais, os indultos libertam assassinos e nos aprisionam ao medo. Quem realmente é punido no Brasil senão o povo que está refém de nossas autoridades despreparadas para gerenciar problemas sociais, para legislar e para julgar?
Este blog foi criado com a intenção de possibilitar a discussão e a reflexão acerca de assuntos pertinentes a tudo o que os olhos podem ver. Os olhos podem ver até mesmo os sentimentos. Num infinito de possibilidades, este blog é o espaço interativo onde poderemos dividir expectativas, valores e sentimentos e apresentar sugestões para solucionar nossas aflições no dia a dia. Hoje quero, mais que ontem, abrir as janelas da alma para que um sol radiante possa aquecer inúmeros corações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário