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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O problema da educação no Brasil

É essencial ao educador, para o desempenho eficaz de sua prática, antes mesmo do planejamento, da organização dos conteúdos e da criatividade, a reflexão ativa e cotidiana da teoria que embasa a prática. O contexto educacional no qual estamos inseridos e abandonados requer muita pesquisa e estudo. O educador lida diariamente com o desconhecido, com a necessidade da reeducação familiar, da reconstrução dos valores que se perderam e da cultura globalizada que introduziu na educação formal a necessidade do debate sobre os conceitos de cultura. Há uma preocupação constante do Sistema educacional com os índices de aprendizagem (dos conteúdos) e com os métodos de avaliação que , passam -se os anos e eles continuam classificatórios, não há democracia educacional para assimilação de valores e as tradições nacionais se perderam, ou quase. Mas os reflexos do descaso estão nos índices, não nos índices de evasão escolar. Mas nos índices do aumento da criminalidade e do uso de drogas. A educação reflexiva espera que as redes de ensino preparem seus professores e produzam ações que transmitam aos jovens uma revalorização dos valores morais e do respeito intra pessoal e inter pessoal. Os educadores estão perdidos como cegos em meio ao tiroteio: a sexualidade em sala de aula , o estatuto da criança e do adolescente que desprotege o professor,etc
Pra mim fica uma pergunta: a quem serve a educação tal como está? aos cofres da previdência que a cada momento precisa afastar mais um professor de suas funções? aos desmandos da corrupção que utiliza as verbas públicas por essa educação de péssima qualidade, guardando o dinheiro na cueca ou nas calcinhas? O salário do professor não é o causador de tamanha catástrofe educacional! O posicionamento da sociedade educadora contaminada pela liberdade de expressão mal conduzida e os direitos humanos equivocados, que transfere da família para o professor a tarefa de educar para a vida e ainda a participação negativa da mídia na transmissão de valores culturais essenciais incluindo em sua programação conteúdos que em nada contribuem para a educação e aquisição de valores. Antes, deturpam a dignidade, a experiência e a contribuição dos nossos idosos na formação dos nossos jovens.
A discussão não para por aqui, mas são alguns pontos que precisam de reflexão. A educação eficaz vai além dos muros da escola e da valorização do professor.

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